segunda-feira, 12 de outubro de 2009
MANIFESTO
Vitorianos,
A actual Direcção do Vitória Sport Clube não cumpriu nenhuma das promessas que a levou à vitória nas últimas eleições. Ficaram por cumprir a profissionalização do clube, o abate do Passivo e a promessa de transparência para com os associados. A par do insucesso desportivo da principal modalidade do clube na época 2008/09, verifica-se a desagregação da Direcção da qual não se vislumbra qualquer projecto para o futuro.
Na sequência da falta de projecto para o clube, decidimos avançar desde já com uma candidatura para a DIRECÇÃO DO VITÓRIA SPORT CLUBE.
Embora muitos pensem que o actual comportamento da Direcção é correcto, nós achamos que é errado recorrer à fragilidade financeira do clube, e à falta de transparência, para iludir os associados sobre a sua actividade, sem a apresentação de resultados desportivos e financeiros convincentes.
O nosso projecto visa preparar o clube para a conquista de todas as competições em que participe, e em todas as modalidades, principalmente na actividade mais representativa do clube, o futebol sénior.
Passamos a enunciar os nossos grandes objectivos:
1-Profissionalização
O nosso primeiro grande objectivo será a profissionalização do clube.
A organização é essencial para o cumprimento dos objectivos. Acreditamos que um clube que responsabiliza antecipadamente os funcionários pelas suas tarefas, é mais eficiente que outro que castiga após erro consumado. A dimensão actual do Vitória não deixa dúvidas quanto à forma como o clube deve ser administrado. A actual Direcção revela-se antiquada e não se coaduna com as necessidades dos dias de hoje. A profissionalização permite que todos os seus funcionários, principalmente a Direcção, trabalhe a tempo inteiro e em exclusivo para o Vitória. Desta forma pretende-se aumentar a transparência, a eficiência e a rentabilidade com benefícios evidentes para o clube.
2-Massa associativa e vida associativa
A Direcção deve comprometer-se a ser o representante supremo dos interesses dos associados do clube. A representação da vontade da maioria dos associados deverá ser auscultada na Assembleia Geral e no Conselho Vitoriano, e a Direcção deve contribuir para dar maior voz aos assuntos relacionados com a vida associativa.
O nosso projecto pretende que a Direcção do clube esteja ao nível dos seus associados. Isto significa que todas as opiniões que sejam para benefício do clube terão sempre a atenção da Direcção, e uma resposta com respectiva justificação, seguindo os princípios democráticos declarados nos estatutos do clube, sendo que qualquer assunto que os associados achem pertinente deva ser votado em Assembleia Geral.
Pretendemos desenvolver outros aspectos da vida associativa com a criação de uma Fundação para realizar outras actividades lúdicas e desportivas. Ao rentabilizar o património social com serviços e actividades lúdicas, complementamos a ligação dos associados ao clube em actividades de lazer, e contribuímos para a emancipação do espírito de fraternidade entre adeptos vitorianos. A Fundação terá como primeiras actividades, um serviço de jardim de infância e babbysitting para associados e a instalação de um ginásio nos espaços da bancada nascente. Ficará também com a exploração dos serviços de bar do estádio e terá apoio do clube para a organização de outras actividades culturais.
Pretendemos promover parcerias com entidades compostas por associados do Vitória, para benefício dos restantes associados, estando os membros da Direcção impedidos de tirar lucro ou algum tipo de dividendo destas parcerias.
3-Defesa do clube e investimento
O Vitória não pode ter uma imagem desleixada e de clube desorganizado.
A nível organizacional, deve ser sempre autónomo, desafiando os seus corpos sociais e associativos à criação de soluções, aumentando as suas valências e criatividade, tomando decisões visando apenas e só os interesses do Vitória Sport Clube como entidade única e independente. Ao nível desportivo deve ser exemplar, como clube cumpridor de todos os princípios do desporto, e dando condições aos seus atletas para que cumpram os objectivos delineados pela Direcção.
O investimento na formação deve ser sempre uma prioridade, de forma a garantir o futuro dos atletas mais jovens originando dessa forma mais-valias desportivas, sociais e financeiras. Pretendemos garantir as gerações futuras atraindo as camadas mais jovens para as actividades desportivas do clube, bem como para a participação activa na vida associativa.
4-Ambição e empreendedorismo
A Direcção deve assumir que todos os objectivos declarados no início de cada época desportiva são para cumprir, responsabilizando-se esta pelo seu não cumprimento.
Pretendemos, a médio prazo, colocar o Vitória nos primeiros 50 lugares do ranking IFFHS, consolidar o Vitória como 4º maior clube nacional em número de sócios e colocar o Vitória como 4º melhor clube português em número de títulos de futebol sénior.
As modalidades devem continuar a ser apoiadas, dando-lhes boas condições de trabalho e incentivando a sua actividade. Pretendemos estudar a introdução de novas modalidades, dependendo a sua execução da viabilidade económica.
O Vitória deve potenciar as valências desportivas dos atletas do clube, comprometendo-os com o sucesso.
5-Gestão eficaz
A Direcção do Vitória deverá ser aconselhada por gestores profissionais que dêem apoio às suas decisões, juntamente com o Conselho Fiscal.
O Passivo deverá ser combatido com a aquisição de Activos que possam ser convertidos em mais-valias para o clube. A Direcção, em todas as suas aquisições, deverá ponderar o valor futuro com estudos de impacto financeiro, antes de concretizar cada projecto. O recurso ao crédito é aceitável quando este se puder liquidar a curto prazo, ou quando o sucesso desportivo permita ao clube ter margem de manobra perante os seus parceiros financeiros e patrocinadores.
Texto composto por:
Miguel Silva
PS: A lista eleitoral ainda não está constituida. Se está interessado(a) em aderir a este projecto envie-nos um mail ou coloque o seu comentário na caixa.
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7 comentários:
Decidimamente estou interessado em aderir!!!Sou de santo tirso mas estou disponivel para tornar o VITORTIA MAIOR!Fico a espera de noticias,um abraço!
gostei dos pontos tocados por esta lista...
só gostava de saber a vossa opinião qt:
- aos jogos à semana,
- à observação de jogadores de ligas secundárias portuguesas (com preferência para jogadores formados no Vitória)
- ter jogadores com lugares cativos no plantel independente do seu rendimento.
agradecia 1 resposta,
cumprimentos Vitorianos..
Caro Mcnuno23 a resposta à sua questão encontra-se na caixa de comentários do Artigo 'Sobre a Gestão Desportiva' publicado a 3 de Novembro de 2009 neste Blog.
eu gostava de aderir a este projecto. gostava de saber de que maneira posso contribuir para ajudar a colocar o vitoria no lugar que merece!!!
Vitória!!!
Caro António Castro, envie-nos o seu e-mail para umvitoriamelhor@gmail.com e entraremos em contacto consigo. Estamos a tentar formar uma boa equipa para desenhar um projecto e uma estratégia para fazer do Vitória um clube competitivo. É importante que os associados se unam num projecto de consenso. Procuraremos que o nosso Programa corresponda às necessidades do clube e à expectativa da maioria dos associados.
as cotas que um socio homen paga, deveriam ser iguas as de uma mulher. Nao e justo que elas paguem menos.
A proposta para que as mulheres e menores paguem menos, é apenas um factor de descriminação positiva. É também uma forma de atrair mais mulheres ao estádio. Queremos que o futebol no estádio D. Afonso Henriques seja para toda a família. Esta medida promove a fidelização dos associados e a união familiar.
Provavelmente não se recorda do dia da Mãe, em que abriram as portas do estádio. Não acha a presença de muitas mulheres no estádio enriquecedora? Nós achamos que sim.
Para baixar os valores temos de ter algum factor de diferenciação, senão teríamos de baixar o valor das cotas de TODOS os associados. Se o fizermos o clube fica com as receitas em risco, receitas que poderão pôr em causa a sua actividade. O clube não pode abdicar de receitas e não cumprir compromissos para com os seus trabalhadores e fornecedores.
Baixando o valor dos bilhetes a menores e mulheres, captam-se novos espectadores. O aumento desse número de entradas devido à baixa de preço, compensa a redução de valor. Passo a dar um exemplo: se estiverem 5000 mulheres no estádio a 5 euros dará 25 mil euros de receita. Se reduzirmos o valor da entrada às mulheres e conseguirmos captar 12 mil com bilhetes a 2,5 euros realizaremos 30 000 e teremos o estádio mais cheio. O estádio cheio dá mais apoio à equipa e permite ao clube negociar a publicidade por valores mais altos. Com a presença de muitas mulheres e menores no estádio, podemos até captar novos patrocinadores específicos dos mercados feminino e juvenil; é uma estratégia de marketing que consideramos eficiente.
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