sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

AS SOLUÇÕES FINANCEIRAS


Temos assistido à apresentação de resultados dos clubes desportivos, e das SAD que os gerem. A primeira conclusão a que chegámos, foi não terem sido encontradas melhores soluções financeiras nos clubes que passaram a ser geridos por Sociedades Anónimas.

Entretanto todas as SAD apontam as mesmas soluções que, apesar de muitos intervenientes terem defendido este modelo como alternativo, passam pelo recurso a medidas que qualquer clube convencional tem ao seu dispor, nomeadamente venda de Activos, empréstimo bancário ou alienação de património.

A única solução a que uma SAD pode recorrer, além das anteriormente referidas, serão a diminuição ou o aumento do Capital Social, sendo que a primeira equivale à alienação de património, pois pressupõe perda de capital próprio:
- A venda de capital pode permitir que outra entidade, que não o clube, possa ter poder de decisão sobre este.
- O aumento de capital está dependente da existência de interessados nesta participação, e compromete a SAD com a sua valorização. Esta medida não difere muito da captação de patrocínio praticada pelas Associações Desportivas.

São estas portanto as diferenças entre os clubes desportivos convencionais e os clubes geridos por SAD. Não vemos qual o interesse na passagem da administração de um clube para Sociedade Anónima, a não ser na possibilidade que alguns accionistas terão em se tornarem membros da administração, para terem poder de decisão sobre a gestão do clube.

Já defendemos, em artigos anteriores, que a gestão de uma SAD não permite a um clube ter soluções muitos diferentes das que dispõe uma Associação Desportiva convencional. A própria profissionalização não está dependente de uma SAD, visto que nada impede uma Associação Desportiva de ter uma equipa administrativa profissional. Desde que o objectivo do clube seja o sucesso desportivo e não o lucro, o enquadramento jurídico não se altera.

As soluções apontadas por nós para a liquidação do Passivo, pela gestão de Activos e pela captação de patrocinadores interessados em participar neste investimento, são as soluções apresentadas como as mais apropriadas pelas próprias SAD.
O aumento de capital, a que muitas SAD recorrem, é uma solução que está dependente dos resultados correntes da gestão. Se os resultados desportivos não corresponderem, a administração terá de responder perante os accionistas como a Direcção de um clube teria de responder perante os sócios. A falta de liquidez e o insucesso são igualmente problemáticos nas duas situações administrativas. O sucesso desportivo e administrativo não estão dependentes do enquadramento jurídico, mas da qualidade da gestão e de soluções financeiras adequadas.

Estamos a trabalhar com o objectivo de encontrar boas soluções para os problemas do Vitória. Esperámos que mais Vitorianos se juntem a esta candidatura, apoiando a aplicação dos princípios de gestão propostos por UM VITÓRIA MELHOR!

Sem comentários: