terça-feira, 5 de janeiro de 2010

EVITAR A DECADÊNCIA

O plantel de futebol sénior do Vitória continua com gestão incerta, e as contratações anunciadas pela Direcção não satisfazem as necessidades da equipa.
Não se compreende quais são as intenções da Direcção. Assistimos à repetição de promessas adiadas, e mesmo com a proximidade das eleições não se revela qualquer objectivo para o futuro do clube.
É inadmissível que a gestão do Vitória continue a ser decidida sem critérios e sem a mínima projecção de futuro.
As contratações mais recentes são uma repetição da pré-temporada. Anunciam-se atletas para sectores não carenciados, e reforçam-se outros com vários que nada melhoram o desempenho da equipa.
As intenções desta política não são claras. As contratações de Mendieta, Kamani, Alex e Santana, foram negócios que só prejudicaram o clube. Se muitos se alegram com o facto da venda de Santana ter possibilitado a recuperação do valor de compra, deveriam avaliar quanto foi gasto em vencimentos e manutenção de um atleta que nada deu ao clube...
Se a intenção é usar o nome do clube para valorizar Activos em que o Vitória nada beneficia, se a verdadeira intenção é fazer transacções com o objectivo de multiplicar comissões a particulares, então estamos perante uma situação em que os interesses do clube passam para segundo plano. Nesse caso a Massa Associativa do Vitória não pode ficar indiferente!

Os atletas contratados neste mercado de Inverno não são novidade. Ao contrário do que diz a Comunicação Social, não têm qualidade para um clube como o Vitória. Esta Direcção nunca tentou contratar Activos de valor, porque se recusa a pagar vencimentos de acordo com a sua qualidade. O Vitória tornou-se um clube em que os atletas apenas esperam ser contratados por outro que lhes dê um futuro melhor…
Um atleta que não tem um vencimento que corresponda à sua qualidade, não é rentável. A Direcção argumenta com o baixo orçamento do clube. Nós argumentamos que atletas motivados se valorizam muito mais! Se não mostrarem vontade de vencer, que futuro terá o Vitória? Além disso temos exemplos na 1ª Liga Portuguesa que podem dar uma ideia de como é possível fazer uma boa equipa com metade do orçamento do Vitória e como, em 6 meses, se podem valorizar Activos no valor do orçamento anual – caso do CD Nacional.

Entretanto assistimos à possibilidade de saída dos Activos de maior valor, por cláusulas irrisórias, situação actual de Moreno. Ou sem qualquer compensação para o clube no caso de Sereno…
É errado deixar sair atletas que apenas mostraram uma pequena parte do seu potencial. É necessário que cresçam até ao seu potencial máximo: primeiro porque irão ajudar à conquista de títulos, segundo porque se o fizerem, o seu valor aumenta exponencialmente de acordo com os resultados colectivos.
Sereno irá sair sem qualquer compensação financeira, depois de se ter investido na sua formação. No caso de Moreno, perderemos um elemento indispensável ao rendimento da equipa. A versatilidade táctica, a vontade de vencer e o valor desportivo, deveriam reflectir-se na qualidade dos seus contratos!

A avaliação da política de contratações dos últimos 3 anos é claramente negativa. Nenhum Activo adquirido pela actual Direcção tem valor relevante. A única mais-valia conseguida foi a venda de um atleta contratado pela anterior Direcção. O Vitória não tem actualmente nenhum Activo de valor. O seu conjunto de atletas, provavelmente, vale 5 milhões de Euros, quando o plantel deveria ter, pelo menos, o valor do orçamento anual do clube! Consideramos até que este valor deveria ser superior ao valor do orçamento. Só assim se poderia abater o Passivo. E relativamente ao orçamento, ainda não compreendemos como se gastam 8 milhões para um rendimento desportivo tão pouco satisfatório…

A solução para a captação de Activos será a observação activa e permanente de atletas, a nível internacional, com uma rede de agentes do clube. E a captação de potencial nas camadas jovens é a melhor solução para valorizar Activos. A contratação terá de ser feita numa perspectiva de antecipação, porque a qualidade de cada jogador é inata e não surge apenas com treino. Na contratação deverá ser avaliado o valor futuro - na observação e contratação deverão estar envolvidos profissionais do Desporto - e os atletas deverão ter cláusulas de rescisão elevadas para proteger os interesses do clube.
Paralelamente à captação, é extremamente importante que o Vitória continue a manter o nível elevado de competição nas camadas jovens, para receber e preparar os seus Activos.

O Vitória tem de ser um clube competitivo. A Direcção deverá ter objectivos e comprometer a equipa técnica com a sua concretização. A falta de perspectivas adia o que todos os Vitorianos pretendem para o clube. É necessário que a próxima Direcção prepare o clube para a conquista de títulos!

Vitorianos, mobilizem-se para as próximas eleições! Precisamos do apoio de todos para fazer UM VITÓRIA MELHOR!

4 comentários:

Unknown disse...

Dizer que em 03 anos não houve uma contratação valiosa é passar um atestado de incompetência a 2 dos nossos melhores jogadores, o Assis e o Douglas, só por exemplo. Ainda falta a explosão do Rui Miguel, que a breve treho acontecerá. Concordo com algumas critícas, principalmente alguns flops em contratações e falta de visão futura... É uma altura delicada esta que antecede as eleições. Enquanto Vitorianos dos sete-costados, devemos apoiar a equipa em todos os momentos. A haver alguém, e não mais um páraquedista, que faça crescer o nosso Vitória, como em tempos dos saudosos anos 80, será bem vindo. É necessário uma liderança com perspectivas de futuro, alguém com visão, e com eles no sítio para engrandecer o nosso querido clube.
Sócio há mais de 25 anos, fui receber o meu presente o ano passado, espero que o Vitória deixe de ser visto de boca como o 4.º grande e que passe efectivamente a sê-lo, com a conquista de titulos. Deixo um abraço a todos os vitorianos
Nuno Castro

Anónimo disse...

Não gosto da actual direcção do Vitória e não votarei neles, senão aparecer ninguem que me agrade votarei branco, no entanto não acho bem criticar todas as acções desta direcção, a venda do Moreno seria muito bem vinda, o jogador tem 28 anos e não tem mais margem de progressão pelo que considero ser um bom negócio ao contrário dos restantes referidos. De resto, força para essa candidatura, estamos fartos das mesmas candidaturas, dos mesmos propósitos, da ausência de Vitorianos a comandar o destino deste clube. Queremos novas ideias, queremos Vitórias, queremos títulos!!!

Um Vitória Melhor disse...

Caros Vitorianos, na nossa opinião, Nuno Assis só pode servir o Vitória continuando na equipa; nunca será um bom negócio porque não será contratado por mais de 2 milhões. É muito importante não pensar só nos ganhos financeiros, mas na perda em termos desportivos. O mesmo se passa com Moreno. Não temos alternativa... E os jogadores não têm de ser forçosamente vendidos por metade do seu valor real, só porque rendem alguns euros. Isso é desespero. Só consideramos a venda, quando é rentável em termos financeiros e desportivos.
No caso de Douglas e Rui Miguel, teremos realmente de esperar para ver...
Entretanto surgem notícias de que Roberto poderá sair. Se também for confirmada a sua saída, em que situação ficará a equipa...?

Aproveitamos para esclarecer que 'Um Vitória Melhor' ainda não confirmou a candidatura. Ainda não temos Lista formada e o nosso objectivo ainda é constituir um painel com perfil adequado e com soluções para a situação do clube. No devido momento apresentaremos resultados.

Anónimo disse...

Eu acredito na Organização de um grupo que venha revolucionar o nosso Vitória!!