quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

CARTA ABERTA AOS SÓCIOS DO VITÓRIA SPORT CLUBE

Caros Vitorianos,


O objectivo de 'Um Vitória Melhor' seria reunir os Associados interessados em formar uma Lista candidata às eleições para a Direcção do Vitória Sport Clube. Não me considero 'Cabeça de Lista', mas coordenador de um Movimento que procura motivar e reunir os Vitorianos para a gestão do clube, tentando incentivar Associados com perfil para os cargos de Administração. O Movimento é uma plataforma de conhecimento para permitir a reunião de Associados que de outra forma nunca se iriam conhecer.

Acredito na mudança do modelo de gestão. É uma luta difícil tentar convencer os Vitorianos de que a Gestão não tem necessariamente de estar dependente de empresários estabelecidos. É obvio que estes têm conhecimento mais aprofundado em Gestão de Organizações, mas a minha preocupação está direccionada para os objectivos da gestão do Clube. Uma organização empresarial tem como objectivo único, o lucro. Um clube tem como objectivo o sucesso desportivo.
Com este Movimento, estou a tentar angariar Associados que não tenham outro interesse que não seja a Gestão Desportiva, que despertem para a necessidade de ter elementos na Direcção do clube que estejam isentos dos interesses pessoais que determinados empresários possam ter na gestão do Vitória. Acredito num modelo não centralizado num Presidente, mas de um Colectivo que tome decisões que correspondam aos objectivos do clube, com abertura e diálogo entre elementos da Direcção.

Acredito que um grupo de Sócios, quando a Direcção do clube se encontra numa situação de crise administrativa, possa criar com sucesso uma equipa de gestão para o clube, de forma a corresponder à vontade da maioria dos Associados.

Até ao momento não consegui criar uma estrutura organizativa capaz de concretizar uma Candidatura, estando em aberto todo o painel necessário à criação de uma Lista. Se não o conseguir concretizar, pelo menos ficam expressas algumas ideias que podem ajudar a fazer 'Um Vitória Melhor'...


Miguel Ângelo Silva

11 comentários:

Benedictus disse...

Caro Miguel Ângelo Silva:

Como Vimaranense e Vitoriano que sou, é para mim sempre satisfatório constatar que, apesar de todos os altos e baixos, o nosso clube está cada vez mais vivo.

Felicito-o a si e aos seus pares pela iniciativa, pois é nestas situações que se debate verdadeiramente o futuro do nosso clube, e tal debate só acontece se os "pequenos" como nós decidirem tomar a iniciativa de questionar e desafiar aqueles que se sentam nas cadeiras do poder.

Os meus votos de um bom ano de 2010, profícuo em saúde e felicidade para si e os seus pares. Não poderia, contudo, terminar o meu comentário sem desejar os maiores sucessos para este projecto que, afinal, também é de todos nós.

Cumprimentos pessoais e Viva o Vitória!

Um Vitória Melhor disse...

Benedictus agradecemos o seu comentário. A sua atenção dá-nos ânimo para continuar a construir uma candidatura à imagem da Massa Associativa Vitoriana!

miguel silva disse...

Caro Benedictus, agradeço a atenção e envio-lhe os melhores Cumprimentos.

Unknown disse...

Boa Noite!
Sendo este movimento de cidadania de vitorianos a expressão de um desejo de um Vitória melhor, que reflecte a vontade de todos os vitorianos e por simpatia de todos os vimaranenses, caro Miguel Ângelo, só lhe posso desejar força para continuar a aglutinar vontades em torno deste projecto que é a sustentabilidade e o crescimento do nosso querido Vitória! O tempo urge.
Temos uma equipa razoável a boa, precisamos de estabilidade em torno da equipa. Só assim ela poderá sublimar-se e assumir-se para com os intentos que todos desejamos. Aí ao lado, o Braga-eterno rival-não terá uma equipa melhor que a nossa, mas as coisas têm-lhes corrido bem, há estabilidade em torno da equipa, os jogadores sentem essa estabilidade e, por exemplo, um jogador que na nossa casa, numa época, razoável, só marcou um golo pelo nosso Vitória,e lá, em Braga, perdeu o medo e tem marcado uns golos...
Nós, Vitorianos,temos que aprender a cuidar mais dos nossos. Lembro-me de muitas vezes não termos perdoado o nosso capitão(Flávio), numa altura em que a época não lhe estava a correr bem; lembro-me de muitas vezes cobrarmos imenso do nosso vice-capitão(Moreno), e se tratarmos assim os nossos meninos, feitos na nossa casa, como poderemos algum dia deixar de ser vistos como um não-grande??? Somos pequenitos de espírito... Dizer mal é muito fácil. É preciso quem critique, mas que o faça de forma construtiva. Se o Miguel Ângelo encabeçar um projecto assim, se este blog contribuir para o surgimento de um movimento assim, então BEM HAJA, e bemvindo seja(m).
Sempre atento e vigilante,
HAsta La Victoria Siempre.
Saudações vitorianas,
atentamente, Nuno Castro

Um Vitória Melhor disse...

Caro Nuno Castro, muito obrigado pelo seu voto de incentivo. É uma grande ajuda receber o apoio dos Vitorianos.
E em nossa opinião, quantas mais candidaturas surgirem, maior liberdade de escolha teremos. Esperamos ter o apoio da Massa Associativa. Viva o Vitória!

Anónimo disse...

boa noite, acho muito bem que surjam sempre ideias novas. como diz num comentario, quant mais escolhas melhor. mas sempre com o objectivo de tornar o clube melhor. acho que a questao do passivo deve ser importante mas ainda mais importante é o sucesso desportivo e os resultados, isso sim mexe os adeptos. sou a favor de valorizar os activos em vez de os "despachar" praticamente (exemplo geromel).
outra coisa que nunca percebi bem é porque que escolhem sempre para presidente quem tem dinheiro. vi por o dinheiro dele por acaso? acho que tem de ser uma pessoa inteligente. sinceramente acho que o vitoria está a ficar para tras em termos de boa regularidade de epocas. ao contrario de braga e nacional por exemplo
sem mais nada a dizer (ainda ha muito para discutir) cumprimentos
Joao Silva

miguel silva disse...

Caro João, agradeço o seu comentário.

A preferência de um presidente com recursos financeiros, justifica-se pela maior facilidade que este poderá ter no financiamento do clube.
Como verificamos pela actual Direcção, os pagamentos do Vitória estão dependentes de avais pessoais... esta situação pode provocar um conflito entre os interesses do clube e os interesses pessoais de quem dá o seu aval particular.
Esta situação não é saudável porque os membros da Direcção ao darem o seu aval, comprometem-se pessoalmente com o clube. Os sócios deverão estar gratos a quem dá garantias pessoais em nome do clube. Mas devem estar alerta para eventuais situações em que os interesses pessoais de quem dá o aval, não se sobreponha á vontade colectiva do clube. Estes elementos podem ter a tentação de administrar o clube como se se tratasse de uma entidade sua...

Este modelo de recurso ao crédito é um modelo com o qual não concordamos. Arriscamos um modelo que daria como garantia o Património Imobiliário do clube (apenas como garantia de cumprimento). Sei que muitos associados não concordam mas, neste caso, seria apenas uma garantia e o Património só ficaria alienado em caso de não cumprimento por parte do clube. O facto do Património estar envolvido deveria ser motivação suficiente para que a Direcção aplicasse boas práticas de gestão, pois o interesse colectivo seria a sua prioridade. O facto do financiamento do clube estar dependente de alguns elementos da Direcção - que podem sair a qualquer momento - faz com que o clube não esteja dependente de sí próprio, mas dos elementos da Direcção...

A nossa intenção seria conseguir financiamento que não comprometesse a dependência do clube a particulares, mas de uma entidade financeira que se relacionasse com o Vitória a nível colectivo. Este relacionamento seria mais saudável porque a continuidade do apoio financeiro dependeria apenas do sucesso administrativo e desportivo.

Anónimo disse...

Boa tarde

Sou Vitoriano e Vimaranense, nunca tive ligação a nenhuma gestão desportiva, mas como adepto que sempre fui e com 38 anos, permite-me ter uma opinião e uma visão mais realista sobre este assunto que propôe.

Se me permitem vou dar a minha opinião.

Em primeiro de tudo não os quero desanimar de trabalharem em prol do clube que tanto AMO, mas acima de tudo temos de ser coerentes.

Não se faz uma lista com pessoas que não conhecemos, muito menos sem conhecer o seu passado, e principalmente as suas "verdadeiras" intenções.

Mesmo que vá avante com esta ideia, seria muito penoso para o cabeça de lista, se viesse para praça publica qualquer acto difamatório de alguem ligado à direcção sem que houvesse bases para o defender.

E por fim, eu estou ligado à area de gestão de empresas, onde estou à frente de 2 empresas na area financeira/contabilistica, e confesso está-me a custar perceber como pessoas "desconhecidas entre si" possam confiar avales bancarios e hipotecar bens proprios em prol do clube sem saber exactamente por onde os possam pagar, e possivelmente sem ter bens para hipoteca.

Peço desculpa, espero que consigam fazer o que se propõem, mas será muito dificil, sem um grupo muito muito forte liderado por pessoas com muito crédito.

Um abraço
VITORIA SEMPRE
APL

Um Vitória Melhor disse...

Caro APL, ainda não temos Lista formada portanto só avançaremos quando tivermos equipa - que depende de apoio financeiro que ainda está em negociação. Por razões óbvias só divulgaremos o nome das pessoas envolvidas caso se formalize a candidatura...
Este blog serve apenas para captar apoios e informar os sócios da evolução do projecto.

Um Vitória Melhor disse...

Podem contactar os elementos desta Pré-candidatura através do e-mail:

umvitoriamelhor@gmail.com

também disponível na barra lateral do lado superior direito.

Um Vitória Melhor disse...

Esclarecimento acerca dos conteúdos do Blog:

- Nenhum Artigo, publicado por nós, se referiu aos elementos da Direcção do Vitória Sport Clube de forma difamatória.

- Algumas questões levantadas por 'Um Vitória Melhor' sobre a gestão do clube baseiam-se em suposições, a nível de exemplo, devido ao desconhecimento de muitas matérias da actual gestão que não são reveladas.

- As afirmações contidas nas caixas de comentários são obviamente da responsabilidade de quem as escreve. Publicamos comentários que possam não estar de acordo com a actual Direcção, nem com a nossa opinião, em defesa da liberdade de opinião e de expressão.